Skip Navigation Links
  • NOSSA LOJA
  • CENTRO DE ESTUDOS MAÇÔNICOS
  • FALE CONOSCO
E-mail Área Restrita
AUG.*., RESP.*. E BEN.*. LOJ.*. MAÇ.*. “MARTIN LUTHER KING” NO 63   

01/10/2019
 
GRANDE LOJA DO CHIPRE
Irmão Luciano Rodrigues

     A Grande Loja do Chipre, ou em grego, Μεγáλη Στοá της Κúπρου, é o órgão soberano da Maçonaria na República de Chipre. Seu nome formal, em ingles, é “The Most Worshipful Grand Lodge of Cyprus, Ancient Free and Accepted Masons”. Enquanto que as quatro Lojas constituintes estão se aproximando de 100 anos de idade, a Grande Loja do Chipre em si, foi criada no dia 15 de fevereiro de 2006, sendo assim, uma das mais jovens Grandes Lojas do mundo. 
    Há três jurisdições reconhecidas ou unidades organizadoras de Maçons no Chipre; cada autoridade dispõe sobre as suas respectivas Lojas. A Grande Loja da Chipre é uma Grande Loja soberana, derivada de Lojas originalmente gregas, mas que, agora, funcionam em pelo menos quatro línguas, incluindo grego, inglês, alemão e italiano. Outro grupo, a Grande Loja Distrital do Chipre, é uma unidade da Grande Loja Unida da Inglaterra, subordinada à competência externa e opera em inglês para servir os cidadãos, principalmente britânicos, que vivem em bases militares ou em outro lugar na ilha. O Chipre é um destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O terceiro grupo é o das Lojas que operam sob a jurisdição da Grande Loja da Turquia, na parte norte da Ilha. Enquanto a Grande Loja da Turquia e a Grande Loja de Chipre não possuem reconhecimento mútuo, a Grande Loja Unida da Inglaterra reconhece as duas Grandes Lojas, permitindo a intervisitação e dupla associação.

     
Maçonaria no Chipre
    Maçonaria no Chipre pode ser rastreada até o Império Otomano, há mais de 200 anos atrás. Os registros históricos colocam Maçons no distrito de Larnaca, onde, naquele tempo, todos os consulados foram localizados. Coastal Larnaca foi então considerada a capital, e é um porto principal da Ilha. Isto está documentado pela presença de sepulturas, com marcas maçônicas, no recinto da Igreja de Ayios Lazarus, e, também, pelo manuscrito de Petrakis Karydes, de 1751, e por um circular contra Maçons, escrito pelo Arcebispo de Chipre, Kyprianos, em 1815. Acredita-se que as reuniões das Lojas foram realizadas sempre que havia Irmãos suficientes, que visitavam como oficiais ou e passageiros de navios no porto, aumentando o número de Maçons da Ilha. No entanto, como o Chipre estava sob ocupação otomana, e, embora os Maçons não fossem cipriotas e sim visitantes, não foi possível a criação de Lojas permanentes.
    Este período foi marcado por várias reivindicações concorrentes para a posse desta terra muito traficada e muito contestada. O controle por parte do desgaste do Império Otomano terminou quando o Chipre foi arrendado pelo Império Britânico, com a sua administração a partir de 1878.
     Em 1888, dez anos após a ocupação britânica do Chipre, a Grande Loja Unida da Inglaterra estabeleceu a sua primeira Loja no Chipre, chamada St. Paul Lodge nº 2277, que é a mãe de todas as Lojas do Chipre, e a Grande Loja da Grécia seguiu, em 1895, com a Zenon Lodge nº 18. A Grã-Bretanha foi formalmente anexada Chipre, como uma colônia da coroa em 1925. No dia 16 de agosto de 1960, o Chipre alcançou a independência e reconhecimento pela ONU, com o subsídio de duas administrações, de forma independente, de bases militares, que permaneceram sob controle britânico. Tão positivo como este marco parecia, a independência não foi fácil.
    Embora a República de Chipre foi criada em 1960, os Maçons do Chipre, por muitas razões, principalmente uma ligação emocional com o controle existente de suas Lojas pela Grande Loja Grega, não se movimentaram imediatamente para formar sua própria Grande Loja. Depois de várias tentativas, os Maçons cipriotas, no dia 4 de dezembro de 2005, reuniram-se em Assembleia Geral e tomaram a decisão histórica de estabelecer a sua própria Grande Loja do Chipre, por uma esmagadora maioria.

        Fundação da Grande Loja de Chipre
    Membros fundadores foram as seguintes Lojas, que até então, estavam sob os auspícios e constituição da Grande Loja da Grécia:
  • ΚΙΜΩΝ ou “Kimon”, em Larnaca, fundada em 1918;
  • ΣΟΛΩΝ ou “SOLON”, em Nicosia, fundada em 1921;
  • ΚΙΝΥΡΑΣ ou “Kinyras”, em Paphos, fundada em 1923;
  • ΕΥΑΓΟΡΑΣ ou “Evagoras”, em Famagusta, fundada em 1928 e movida para Limassol, em 1974;
  • ΑΔΟΝΙΣ ou “ADONIS”, em Nicósia, fundada em 1961; e
  • ΚΟΙΝΟΝ ΚΥΠΡΙΩΝ ou “KINON KYPRION”, Nicosia, fundada em 1977.
    Neste momento, as duas outras Lojas da Grande Loja da Grécia que operam no Chipre, ΖΗΝΩΝ (“ZENON”), de Limassol e PHOENIX, de Nicósia, decidiram se juntar a Grande Loja Distrital do Chipre, organizada na década de 1980 como uma unidade da Grande Loja Unida da Inglaterra, em vez de se unirem a recém-formada Grande Loja do Chipre.
     No dia 15 de janeiro de 2006, a Grande Loja do Chipre realizou a sua primeira reunião de organização e as eleições, durante a qual os seguintes membros foram eleitos para se tornar o primeiro Grande Conselho:
  • Grão-Mestre – M∴ W∴ Bro. Iacovos Vorkas
  • Vice-Grão-Mestre – R∴ W∴ Bro. Andreas Assiotis
  • Grande Senior Warden – R∴ W∴ Bro. Panayiotis M. Joannou
  • Grande Júnior Warden – R∴ W∴ Bro. Savvas Pilacoutas
  • Grande Júnior Warden – R∴ W∴ Bro. Harutune Arakelian
  • Grande Tesoureiro – R∴ W∴ Bro. Kyriakos Neocleous
  • Grande Esmoler – R∴ W∴ Bro. Antonis Neofytou
  • Grande Diretor de Cerimônias – R∴ W∴ Bro. Athanasios Papadopoulos
  • Grande Deacon – R∴ W∴ Bro. Panayiotis Vavlitis
  • Grande Guarda Interno – R∴ W∴ Bro. Christodoulos Kyperoundas
         Consagração
    A Grande Loja de Chipre foi legalmente constituída e fundada pela Grande Loja da Grécia, a Grande Loja da Áustria e a Grande Loja da Pensilvânia. em 8 de Outubro de 2006.

          Crescimento Constante
      A Grande Loja do Chipre tem experimentado um crescimento constante desde a sua fundação, uma tendência que aumentou com a expansão do reconhecimento por outros organismos internacionais de Maçons e com a normalização das relações com a Grande Loja Unida da Inglaterra e com a Grande Loja Distrital do Chipre, em 2010. A Grande Loja do Chipre é, agora, composta por 13 Lojas. Além do grego, Lojas específicas realizam suas reuniões em inglês, alemão, italiano ou outros idiomas conforme indicado abaixo:
  • ΚΙΜΩΝ ou “Kimon” # 1, Larnaca, Loja fundadora da Grande Loja do Chipre;
  • ΣΟΛΩΝ ou “Solon” # 2, Nicosia, Loja fundadora da Grande Loja do Chipre;
  • ΚΙΝΥΡΑΣ ou “Kinyras” # 3, Paphos, Loja fundadora da Grande Loja do Chipre;
  • ΕΥΑΓΟΡΑΣ ou “Evagoras” # 4, Limassol, Loja fundadora da Grande Loja do Chipre;
  • ΑΔΟΝΙΣ ou “ADONIS” # 5, Nicosia, Loja fundadora da Grande Loja do Chipre;
  • ΚΟΙΝΟΝ ΚΥΠΡΙΩΝ ou “Kinon Kyprion” # 6, Nicosia, Loja fundadora da Grande Loja do Chipre;
  • “GOETHE” # 7, em Larnaca, de língua alemã;
  • “GIUSEPPE GARIBALDI” # 8, Nicosia, de língua italiana;
  • “ACROPOLIS AMATHUSIA” # 9, Limassol;
  • “HIRAM ABIF” # 10, Nicosia;
  • “SALINA” # 11, Larnaca, no idioma Inglês;
  • “STRICT OBEDIENCE OLD 73 ” #12, Limassol, no idioma inglês; e
  • “ST. ANDREWS” # 13, Limassol, no idioma inglês.

      Templos ou Lodge Halls
      A Grande Loja de Chipre mantém quatro Lodge Halls ou Templos, conforme imagens abaixo:
 

     Ordens anexas presentes no Chipre, que operam em harmonia com a Grande Loja do Chipre incluem o Rito Escocês, Arco Real, a Ordem da Cruz Vermelha, de Constantino, a Ordem de St. Thomas, de Acon, e a Ordem de São Lázaro, de Jerusalém.

Fundada em 12 de maio de 1982 
Rito Escocês Antigo e Aceito
Palácio Maçônico Antonio Rodrigues Lopes
CEP 20.270-004 - Rio de Janeiro - RJ , CNPJ 27.294.156/0001-89 - CCPJ 71.177 , Utilidade Pública - Lei Estadual n° 1.148 de 18/03/1987
Copyright © 2021 Maçonaria Virtual  
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política (clique aqui) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir

carregando Processando ...